segunda-feira, 22 de julho de 2013

Alimentação Saudável para reduzir o risco de gripe. Frutas e Legumes


Fazer dieta pode reduzir o risco de gripe?



A especialista em nutrição Dr.ª Lisa Hark, Diretora do Programa Educacional de Prevenção e Nutrição da Universidade de Medicina de Pensilvânia, está convicta que sim. A Dr.ª Hark explicou-nos como uma dieta saudável pode ajudar a reduzir o aparecimento de espirros, obstrução nasal, irritação de garganta e até a gripe.


De acordo com a Dr.ª Hark, uma alimentação saudável amplia e reforça o seu sistema imunitário, podendo impedir que fique de cama com gripe. A chave é não esperar até ficar doente para fazer estas mudanças; portanto reveja sua dieta alimentar e estilo de vida antes que o vírus da gripe ataque.



Confie em alimentos saudáveis, não em vitaminas.



Alimentos saudáveis são muito melhores que suplementos para a prevenção da gripe, porque através de alimentos conseguimos todo um pacote nutricional. Por exemplo, comer uma laranja é melhor do que tomar vitamina C, pois ela oferece um grande aporte de nutrientes tais como - magnésio, potássio, folato, vitamina B6 e flavonóides ricos em antioxidantes.


Mesmo sabendo que a vitamina C é importante para um sistema imunitário saudável, estudos demonstram que tomar doses massivas de vitamina C não conseguem impedir o vírus da gripe de atuar. 



Alimentar-se com frutas e vegetais ricos em vitamina C ajuda a fortalecer o sistema imunitário é o que o protege de infecções virais, e os alimentos que comemos têm um impacto muito significativo na sua capacidade de combater vírus como o da gripe.


Os frutos e vegetais são fundamentais para o sistema imunitário porque também contêm vitaminas A e E, tal como os flavonóides que trabalham em conjunto com a vitamina C para tornar o organismo saudável.



Coma mais frutas e vegetais.



Agora que sabemos que precisamos comer bastante frutas e legumes para tornar o sistema imunitário forte, o próximo passo é tornar este conceito numa realidade. Tendemos a comer menos frutos e produtos hortícolas no inverno, o que é precisamente o contrário daquilo que deve ser feito. 


Todos devemos ingerir pelo menos 5 doses de frutos e legumes por dia, de modo a obter as vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes que necessita - tudo o que precisamos para nos mantermos fortes.


Uma das formas mais simples de aumentar a ingestão de fruta e legumes é incorporar sucos naturais em sua dieta, porém nem todos os sucos são adequados. Certifique-se que eles contêm 100% fruta, porque muitos sucos industrializados contêm açucares e calorias em excesso.


Procure escolher as frutas e legumes da temporada. As laranjas, por exemplo, são mais acessíveis no inverno, o que contribui para a prevenção das gripes através dos cítricos.


A Drª Hark assegura que comer frutas e legumes congelados é outra forma econômica e conveniente de melhorar os seus hábitos alimentares e prevenir-se das gripes. A oferta de legumes congelados varia desde as ervilhas ou espinafres até exóticas combinações de pratos vegetarianos que apenas precisam ser colocados no microondas.


Certifique-se que as frutas e legumes fazem parte de todas as suas refeições. Basta adicionar frutas picadas à sua taça de cereais no seu café da manhã e beber um suco natural de laranja com acerola. Comece o jantar com uma salada ou sopa de vegetais e habitue-se a manter a fruteira cheia para saciar o apetite entre refeições.


   

Mantenha sua dieta saudável!



Ao mesmo tempo que se empenha em aumentar a quantidade de fruta e legumes que vai consumir, lembre-se de complementar sua dieta com outros alimentos saudáveis que reforçarão sua imunidade. 





Uma dieta bem balanceada com carnes magras, peixe, legumes, lacticínios magros, cereais e frutos 

secos fornece ao organismo tudo o que necessita para uma alimentação saudável. 





Fontes proteicas como carnes magras, lacticínios, ovos e legumes são especialmente importantes porque fornecem os aminoácidos que o corpo precisa para construir os componentes do sistema imunitário. As carnes magras também contêm ferro e zinco; a deficiência nestes minerais pode causar uma quebra no sistema imunitário.


Evitar comida pouco saudável é muito importante. Mantenha-se afastado de açucares e gorduras, como as gorduras saturadas. Tenha sempre em mãos lanches saudáveis para não cair na tentação da fast-food.


E se ficar doente?



A Drª Hark afirma que mesmo que fique doente e perca o apetite, precisa alimentar-se o melhor possível e sempre que possa. Tente três refeições diárias por dia, e não se esqueça das frutas e legumes.




É fundamental ir buscar a energia que precisa para a recuperação, já que o seu corpo está a esforçar-se ao máximo para melhorar.


Beba muitos líquidos, preferencialmente água e sucos com 100% fruta.


O que mais se pode fazer para prevenir as gripes?


Uma alimentação saudável é só parte da solução. 
A Drª Hark tem outros conselhos para ajudá-lo a manter-se saudável:


  • Lave as mãos. Suas mãos estiveram em contato com germes durante todo o dia. A melhor maneira de livrar-se deles é lavá-las bem, principalmente antes de preparar as refeições, depois de mexer em carnes cruas e antes de servir os alimentos. 



  • Descanse. Hoje em dia, a maioria das crianças e adultos não dorme o suficiente. Quando o corpo não descansa bem, existem maiores probabilidades de adoecer.




  • Faça tratamento homeopático e o mantenha sempre em dia, para estar com a saúde em perfeito equilíbrio.







     
  • Faça exercício. Existem fortes evidências que comprovam que quem pratica esporte adoece com menos freqüência. O exercício é importante durante todo o ano, mesmo durante o inverno. Tenha um plano para manter-se ativo durante o inverno, como correr ou praticar natação. Quando viajar leve suas roupas de ginástica, praticamente todos os hotéis possuem academias e piscinas cobertas onde você poderá se exercitar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário