segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Benefícios do Eucalipto para Saúde e Beleza

O eucalipto tem muitas propriedades para o corpo e a mente, proporcionando-nos um enorme bem-estar com seus vários usos medicinais e cosméticos, conforme suas diferentes apresentações. Saiba como tirar proveito de seus pontos fortes.

Apesar de ser uma árvore nativa da Austrália, o eucalipto é cultivado em todo o mundo. Assim, há muitos anos suas folhas sempre verdes e seu óleo essencial, o eucaliptol, têm sido utilizados para fins terapêuticos.

É, sem dúvida, uma planta conhecida pelas muitas qualidades estimulantes fornecidas pelo seu aroma, mas também notável por todos os benefícios que traz para a saúde.

Ele é indicado em todas as doenças do sistema respiratório: gripe, febre, tosse, bronquite, asma, etc., e também em doenças urinárias. Apenas as folhas são usadas, a partir das quais é extraído o eucaliptol.


Formas de utilização:

Folhas secas: Para preparação de chás.
 
Extrato seco: É consumido na forma de cápsulas ou comprimidos. Quando mais concentrados os ingredientes ativos, mais rápido ele age. As cápsulas são utilizadas em adultos para os problemas brônquicos e, também como antisséptico e balsâmico. 

Extrato fluido: Usado para fazer xarope ou gotas. O xarope é geralmente administrado a crianças ou idosos com problemas brônquicos, puro ou combinado com outras plantas.

Óleo essencial: para tosse ou bronquite. Para processos brônquicos, o eucalipto pode ser usado sozinho ou com outras plantas expectorantes e anticatarrais como hissopo, lavanda e orégano, alecrim , hortelã, erva-cidreira, malva e papoula.

Pomada:  Para resfriados e distúrbios brônquicos, podendo ser utilizada a partir de 12 anos de idade.


Quais são as vantagens e benefícios do Eucalipto?


Cabelos: O shampoo ou creme hidratante à base de eucalipto melhora o ressecamento e diminui o prurido e a oleosidade do couro cabeludo.

Equilibrador emocional: Graças ao poderoso aroma balsâmico de suas folhas, é calmante e relaxante. Mais concentrado, estimula os sentidos e limpa a mente. É uma das essências mais utilizadas na aromaterapia.

Antitussígeno:  Faça um chá de eucalipto ,com 3 colheres de chá de folhas secas em 1/4 litro de água,isso reduz a formação de muco nos brônquios e secreções mais fluidas, diminuindo a tosse e a febre.

Broncodilatador: Alivia a dificuldade respiratória e relaxa os brônquios, permitindo a ventilação adequada.

Cicatrizante: o uso externo acelera a cicatrização de feridas e atenua diversas doenças de pele, como por exemplo, o eczema.

Expectorante: O óleo diluído via oral ou em vaporização tem a propriedade de remover o excesso de muco das vias aéreas e aliviar dores de garganta, além de ser um antisséptico local. Pode também ser combinados com tília e camomila, para maiores resultados.

No diabetes: A infusão feita com as folhas ajuda a reduzir a glicemia.  Recomenda-se não mais do que uma xícara de chá por dia, lembrando que isso não substitui o uso da insulina.

Antiparasitário: Tanto a decocção das folhas, como o óleo essencial, auxiliam à eliminação de parasitas intestinais.

Propriedades desinfetantes: O óleo essencial é usado no tratamento de infestações por piolhos.

Antisséptico do trato urinário: ajuda a combater e prevenir infecções urinárias por inibir o crescimento e a reprodução de bactérias, fungos e vírus que as causam. Deve ser utilizado na forma de óleo essencial, tomando-se uma ou duas gotas diluídas em  um pouco de água, duas vezes ao dia,

Para purificar o ar: Higieniza o ambiente e atua também como repelente de insetos. Bastam algumas gotas de óleo essencial em um recipiente com água quente.

Dores musculares: Atua como relaxante muscular e analgésico.
Pingue quatro gotas do óleo essencial de eucalipto em 100 ml de óleo de amêndoas doces e friccione duas vezes ao dia nas áreas afetadas.

Para ferimentos e abscessos: O forte efeito germicida do óleo de eucalipto ajuda a curar ferimentos, queimaduras, úlceras e picadas de insetos. Pingar algumas gotas em um curativo e cobrir a área afetada.

Na sauna: Para potencializar o efeito desintoxicante da sauna,  você pode colocar três gotas de óleo em dois litros de água e derramar sobre as pedras quentes.

 Para trazer bem-estar: Algumas gotas de óleo de  eucalipto adicionadas a algum óleo  de massagem, proporcionam  relaxamento à mente e ao corpo. Recomenda-se massagear este óleo nos pulsos, para obter mais benefícios ainda.

       Calmante da tosse: Para soltar o muco e aliviar os pulmões, pode ser  colocado na forma de compressas no peito, utilizando o óleo de massagem com eucalipto.

Para fadiga mental: O óleo de eucalipto estimula o sistema nervoso e promove a concentração. Combinado com limão em um difusor aromático, o óleo é ideal para combater o esgotamento mental e apatia. Utilizam-se quatro gotas de óleo de eucalipto e duas de óleo de limão, diluídas em água quente.

Nota: O uso excessivo deste óleo pode sensibilizar a pele. Só use as quantidades recomendadas e mantenha o óleo fora do alcance de crianças menores de seis anos.


Como utilizar as folhas do Eucalipto:


Infusão: Para cada colher de sopa de folhas de eucalipto picadas use 300 ml de água. Coloque as folhas e a água para ferver por 2 minutos, retire do fogo, coe e adoce com mel. Para usá-las por causa de problemas nas vias respiratórias ou urinárias, deve-se beber de três a quatro xícaras de chá por dia.

Inalações: Despeje um litro de água sobre duas colheres de sopa de folhas picadas, ou utilize  10 gotas de extrato fluído.

 O óleo de eucalipto deve ser usado com cuidado, da forma indicada. Evite o uso em bebês ou crianças com menos de seis anos e em asmáticos.

 Não deixe de se beneficiar das excelentes propriedades terapêuticas do eucalipto, mas sempre com moderação!





2 comentários:

  1. Eu sou francamente smith, eu vivo em corona na Califórnia, EUA. Eu tenho sofrido de verrugas genitais por um par de anos, eu tentei tantos tratamentos todos sem sucesso, uma noite eu estava na internet eu vi como tantas pessoas receberam um testemunho de um determinado médico chamado DR UDO. Decidi copiar o endereço de e-mail e o número do watsapp, copiei e escrevi para ele, ele me deu instruções sobre o que fazer. Fiz exatamente o que me foi dito, ele preparou os remédios e os enviou para mim aqui nos EUA. , Eu segui suas prescrições como me foi dito, eis que no 14º dia do tratamento eu já estava me sentindo curado, então fui ao hospital para um teste e fui confirmado como negativo, minha própria maneira de apreciar o DR UDO é alertar o mundo inteiro que, é um médico especializado em curar diferentes tipos de doenças como HPV, HEPATITE B, DIABETES, CÂNCER, HIV, INFECÇÕES VIRAIS e muitos outros, qualquer que seja seu problema, o DR UDO está pronto para curar você, então aqui está o seu endereço de e-mail e o número do watsapp.EMAIL ... DRUDOAZIBAHIVHEALINGCENTRE@GMAIL.COM.
    WATSAPP ... + 2348051075165.Qualquer que seja o seu problema, entre em contato com ele e explicar tudo para ele, ele irá ajudá-lo.DR UDO é muito sincero e confiável.
    você também pode me escrever no meu e-mail ... FRANKLYSMITH224@GMAIL.COM.

    ResponderExcluir
  2. bom dia,meu pai tem 82 anos e tem enfizema pulmonar há 20 anos e faz acompanhamento e tratamento medico,faz uso de Alenia, Spiriva e oxigenio,ele pode consumir o chá de eucalipto pra ajudar na expectoração? Ele tem dificuldade para expelir a secreção sozinho e as vezes tem pneumonia.

    ResponderExcluir