segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Uma vida mais saudável no trabalho

Algumas mudanças pontuais na rotina de trabalho são suficientes para abandonar o sedentarismo e contribuir para uma vida mais saudável.
O corpo agradece qualquer atitude que você faça para ele. E a mente mais ainda.  Por isso, diga adeus à preguiça e confira as dicas para manter a forma física e mental, mesmo quando o tempo for curto.



1 - Vá de tênis

Os especialistas aconselham o uso do tênis pelo menos, no percurso até o trabalho. Isso mesmo. Se você vai de carro e a empresa não possui estacionamento próprio, deixe seu carro a algumas quadras da companhia. Se o transporte público é a sua opção, desça um ponto de ônibus antes da parada mais próxima do escritório.

A prática pode até se tornar uma ótima estratégia para driblar a impaciência quando o trânsito estiver caótico.



2 - Elevador?

Mesmo durante o expediente é possível abdicar do sedentarismo e praticar uma atividade física. Como? Deixando o elevador de lado e subindo os degraus das escadas do prédio em que você trabalha.
 Não é preciso subir de uma vez todos os degraus que separam o andar em que você trabalha do térreo. Ao contrário, a ideia é adicionar essa prática aos poucos à sua rotina.
A fórmula é simples: para cada degrau que você subir, desça dois. Assim, se você trabalha no 10º andar, suba um andar pelas escadas e depois pegue o elevador. Na hora de voltar, desça dois lances de escadas para então recorrer ao elevador.
Aumente a dose de escada de maneira progressiva!  
A cada semana, suba um andar a mais e desça dois, além daqueles que já foram exercitados.

3 - Coloque a vida em ordem

Arrumar a mesa, as gavetas e as prateleiras do escritório deve entrar para sua lista de atividades semanais, pois além de garantir gasto calórico, esta prática também contribui para seu equilíbrio mental.
Não é saudável trabalhar em um ambiente desorganizado. Você precisa estar focado.

4 - Desligue-se por três minutos

Quando a rotina pesar sobre seus ombros, pare, feche os olhos por três minutos e medite. Basta sentar-se em uma posição ereta, fechar os olhos (ou olhar para o horizonte) e fazer respirações profundas e expirações lentas.
Solte o ar lentamente e pense em um lugar que você gosta. Isso acalma o coração, diminui a adrenalina, o cortisol e o ritmo da frequência cardíaca, além de baixar a pressão arterial e estimular a liberação de neurotransmissores com efeito antidepressivo.

5 – Evite determinados assuntos

Procure se manter afastado de assuntos envolvendo o comportamento de seus colegas. Mantenha-se neutro, pois isso evitará muitos desgastes.

6 – Procure fazer amigos no trabalho

Isto torna o ambiente agradável e diminui o estresse.

7 - Seja menos competitivo e mais competente
Deixe a vontade de ser melhor que os outros de lado e procure ser mais competente – sem se preocupar com o quanto os outros são bons no que fazem ou não.

8 – Tenha bom humor

Bom humor é fundamental, tanto para tornar o ambiente ao redor mais leve quanto para equilibrar.  Ao rir, você faz ginástica respiratória e há liberação de endorfina, inquietudes internas.

9 - Aproveite o dia

Se a sua empresa possui refeitório, uma vez por semana, planeje-se para almoçar fora e aproveitar o dia. Vale a pena sair, e se for, que seja à pé. Se o restaurante fica a 500 metros da empresa, entre ida e volta, você terá andado 1 quilometro.
Mas o gasto calórico não é o único benefício desta prática. Sair deste ambiente do escritório, contribui para quebrar a rotina e desestressar.

10 -  Almoço é sagrado
 
Nunca deixe um almoço sequer de lado, e não o faça na mesa de trabalho.

Se você come dentro do escritório, provavelmente, comerá rápido, não fará a digestão de uma maneira adequada. Estará comendo enquanto lê um e-mail, ou seja, não teve um tempo para relaxar.

11 - Não subestime as refeições pequenas

Valorizar o almoço não significa, contudo, que você deva alimentar-se de forma exagerada. Ao contrário, se você toma café da manhã às 6h, às 10h já estará sentindo um pouco de fome.
Se você deixar para comer apenas no almoço, isto comprometerá sua atenção e aumentará as chances de doenças gástricas.
O ideal é fazer pequenas pausas para um lanche entre as grandes refeições. Frutas, duas ou três bolachas de água e sal, um sanduíche de peito de peru com queijo branco são alguns exemplos para um lanche leve.

12 - Hidrate-se

Não faça da garrafa ou jarra de água apenas mais um objeto de decoração da sua mesa. Antes, discipline-se para tomar, pelo menos, 2 litros de líquidos durante o dia. Destes, no mínimo, 1 litro deve ser de água mineral.
Quando você sente sede já está 5% desidratada. Por isso, o correto é tomar água em abundância durante todo o dia. Se você trabalha em ambiente com ar condicionado, a atenção deve ser redobrada. O ar condicionado desidrata o ambiente.
Mas cuidado: os líquidos devem ser ingeridos longe das refeições. A capacidade gástrica do nosso organismo é de 500 ml. Se você bebe um refrigerante enquanto come, acaba comendo mais e a digestão é dificultada.

13 - Levante-se 

Evite passar o dia todo preso à cadeira e ao computador. Por isso, ligue o cronômetro e levante-se a cada 40 minutos e faça alongamento. Esta simples rotina pode evitar diversos problemas de saúde no futuro, como trombose venosa profunda e dores no nervo ciático, entre outros.
Quando estiver sentado, alongue a panturrilha esticando as pernas e direcionando a ponta dos pés para o próprio corpo. Depois, estique os braços na hora de se levantar.

Pequenos cuidados, que tornarão o seu dia a dia no trabalho mais agradável e produtivo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário