domingo, 4 de agosto de 2013

Como funciona o Relógio Biológico


Todos nós temos um ciclo regular de atividades orgânicas e celulares chamado ciclo circadiano. Esse ciclo tem uma periodicidade de 24 horas, onde todas as funções orgânicas e trocas metabólicas se dão em perfeita harmonia, acionando mecanismos de digestão, absorção de nutrientes, regulagens hormonais e excreção de substâncias que não servem mais para o organismo.


O ciclo circadiano também é capaz de despertar o apetite, induzir ao sono e até alterar o estado psicológico das pessoas.


A regulação desse relógio biológico está intimamente associada à luz do dia. A claridade atinge receptores específicos presentes na retina, enviando estímulos ao cérebro, estímulos esses que afetam hormônios relacionados ao ajuste dos horários biológicos. O comando de toda essa atividade, está situado no hipotálamo, importante região do cérebro.


Existem vários hormônios que têm seu pico de liberação relacionado ao período diurno ou noturno. 


Por exemplo, o cortisol, muito ligado à imunidade, tem maior concentração entre 6 e 8 horas da manhã. Já o GH, hormônio de crescimento, é liberado em grandes quantidades nas primeiras horas do sono noturno.


Por isso, dormir tarde, acordar cedo demais, não ter horários regulares para as refeições, tudo isso afeta consideravelmente seu ciclo circadiano, trazendo transtornos físicos e importantes alterações no humor e bem estar.


Existem fortes evidências que o cérebro de pessoas deprimidas não acompanha adequadamente o relógio biológico, por isso trocam o dia pela noite e sofrem de insônia. O contrário também pode ocorrer: o não cumprimento do ciclo circadiano,  pode ao longo do tempo levar a importantes quadros depressivos.


Portanto, evite deitar-se muito tarde, procurando dormir cerca de oito horas por noite, acordando nas primeiras horas do dia e faça o possível para respeitar os horários certos das refeições.


Você verá que sua disposição e saúde estarão totalmente em alta, com seu relógio biológico em perfeito funcionamento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário