quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Transtornos Alimentares

O que são Transtornos Alimentares?


Os transtornos alimentares prevalecem, sobretudo, em adolescentes e jovens adultas, porém cerca de 5 a 10% dos casos ocorrem em rapazes. Eles se sentem com a auto estima baixa e têm sensação negativa em relação à sua própria imagem. Usam a comida, restringindo-a a ponto de passarem fome ou exagerando, quando acabam se tornando obesos, como forma de ganhar controle sobre alguns aspectos das suas vidas.

Existem alguns tipos de transtorno alimentar:


Anorexia Nervosa:

 A pessoa restringe muito a ingestão de alimentos, às vezes para valores muito baixos como 300 calorias por dia.

 Bulimia Nervosa:

Caracteriza-se por períodos de ingestão de grandes quantidades de alimento para depois vomitar ou usar laxantes para eliminá-lo do corpo.

Transtorno de Compulsão Alimentar:

Ocorre quando as pessoas comem em demasia, sem selecionar o que ingerem e ganham peso excessivo.

 Ortorexia:

 É a obsessão doentia por alimentação saudável, deixando a pessoa em pânico se tem que comer algo fora dos padrões por ela estabelecidos.

Qualquer um destes transtornos alimentares tem consequências nutricionais e psicológicas muito graves e um forte impacto na saúde dos indivíduos.


Nutrição para transtornos alimentares:


Uma boa nutrição é essencial a todos, especialmente às pessoas em recuperação de um quadro de transtorno alimentar. Devem ser avaliadas por um médico qualificado e entrar num plano de tratamento, com o acompanhamento de um nutricionista, psicoterapia e a Homeopatia traz a pessoa novamente ao seu equilíbrio, buscando e tratando as causas que desencadearam um quadro tão profundo.

O organismo de uma pessoa que acaba de passar por toda essa privação alimentar está num estado muito precário e precisa de alimentos nutritivos e de qualidade para recuperar a energia e restabelecer novamente seu equilíbrio bioquímico.


Veja alguns alimentos importantes na recuperação de um transtorno alimentar:



● Alimentos integrais: Possuem inúmeros nutrientes que revitalizam o corpo;

● Pão de centeio e arroz integral, fruta e legumes frescos, de preferência orgânicos, darão ao organismo desgastado doses extras de energia. Deve-se evitar alimentos processados, pois contém muito açúcar, xaropes de milho com alto teor de frutose e gorduras, assim como  cereais refinados, que são bastante pobre em nutrientes;

● O cálcio presente em produtos lácteos magros e vegetais folhosos, ajudam a fortalecer os ossos e os dentes. As dietas restritivas roubam cálcio dos ossos, tornando-os frágeis. As jovens que sofrem de transtorno alimentar possuem massa óssea semelhante à de mulheres idosas. Além disso, vomitar em excesso destrói o esmalte dos dentes;

● Carnes magras, legumes e peixes proporcionam as proteínas necessárias que um corpo mal nutrido necessita;

● O Ômega 3 encontrado nos peixes, ovos e nozes, protegem o coração. Quem sofre de anorexia corre o risco de ter problemas cardíacos ou arritmias, pois o corpo não tem gordura suficiente para sustentar o funcionamento cardíaco;

● Os líquidos e o sódio da água e bebidas desportivas são necessários para restabelecer o desequilíbrio de eletrólitos e restituir a perda de água devido à desidratação, provocada por vomitar em excesso, ou pelo uso de laxantes e de diuréticos;

Os atletas que sofrem de transtornos alimentares precisam de aconselhamento nutricional especializado. Esportes como a luta livre, corrida, balé e ginástica, que dão ênfase a corpos magros e tonificados, apresentam um número excepcionalmente elevado de portadores de transtornos alimentares. Alguns destes atletas restringem demais a alimentação e têm um índice de massa corporal muito baixo, abusam de bebidas proteicas e suplementos e tentam perder o peso da água com diuréticos e saunas;

Os atletas devem concentrar-se numa alimentação baseada em alimentos em vez de suplementos, carboidratos e gorduras para ganhar energia, proteínas para construir os músculos, fluidos e eletrólitos adequados e vitaminas para manter a performance e o equilíbrio nutricional.



 Por que usar a nutrição para prevenir transtornos alimentares?



A boa nutrição pode ajudar a prevenir transtornos alimentares. Os jovens saudáveis, projetarão sua imagem corporal e auto-estima ao mundo que os rodeia. Envolver as crianças na preparação das refeições e ensinar-lhes a reconhecer imagens corporais realistas irá prepará-las para hábitos saudáveis que lhe serão úteis ao longo da vida.

Ajude-os a focar-se na boa saúde e alimentos saudáveis. Ensine as crianças a se alimentarem quando têm fome e não por razões emocionais. Oriente-as que não há nenhuma boa razão para terem que passar fome. Evite criticar o peso de uma criança, ao invés disso, desenvolva previamente planos de refeições saudáveis e balanceadas e mantenha-se firme no seu propósito.

Fique atento a sinais que possam indicar que um jovem possa estar a caminho de um transtorno alimentar: Contar obsessivamente as calorias de tudo o que come, só comer alimentos dietéticos ou alimentos baixos em gordura, achar que está gordo quando na realidade está muito magro, abusar de laxantes, pesar-se constantemente e fazer exercício em excesso.

Cuidar da alimentação, observar os valores calóricos dos alimentos, teor de sódio e gorduras, não representará nenhum problema, se não for uma obsessão!





Nenhum comentário:

Postar um comentário