quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Tensão Pré Menstrual


Essa é uma síndrome que acomete grande número de mulheres, levando aos mais diversos transtornos. Muitas vezes, a mulher é obrigada a deixar de lado seus afazeres nestes dias, pois os sintomas são tão intensos que chega a impossibilitá-la de desempenhá-los normalmente.


Os sintomas mais comuns desse tão temido quadro, que varia de forma e intensidade, dependendo de cada pessoa, são:


1-Irritabilidade e nervosismo, chegando à agressividade.

2-Ansiedade e alterações repentinas de humor.

3-Sintomas depressivos, acompanhados de carência ou revolta interior, com choros sem motivo.

4-Dores de cabeça e congestão cefálica, de moderada à forte intensidade.

5-Sensibilidade e dor nas mamas, com inchaços nas pernas e abdômen, causados pela retenção de líquidos.

6-Cansaço físico e falta de energia e disposição.

7-Cólicas uterinas, que muitas vezes são quase insuportáveis.

8-Compulsão alimentar com intenso desejo por doces, chocolates e alimentos pesados ou gordurosos.



Porque acontece a TPM?


Nessa fase, há uma queda acentuada dos níveis de serotonina uma importante substância produzida pelas células nervosas que atua no humor das pessoas. Quando está em alta, a pessoa se sente alegre e bem humorada e quando os níveis estão baixos, a tendência é levar ao mau humor e compulsão alimentar.


Mulheres que apresentam baixos níveis de vitamina B6 e B12 e vitamina E ou baixa concentração de cálcio e magnésio, também são candidatas em potencial.


Excesso de sal na alimentação, bebidas alcoólicas e cafeinadas, refrigerantes são agentes comprovadamente indutores do quadro.



Como diminuir os sintomas da TPM?


1-Eliminar da dieta, pelo menos nessa fase, cafeína, açúcar, gorduras animais,  bebidas alcoólicas e refrigerantes.Esses alimentos são ricos em xantinas, que agravam e muito a irritabilidade e alterações de humor.


2-Reduzir o stress:
    -pratique  relaxamento muscular  e respiração profunda antes de dormir e também em alguns momentos do dia, quando for possível.
    -procure dormir no mínimo 8 horas , para recuperar-se dos desequilíbrios do momento.


3-Ingerir muita água e sucos naturais, para aumentar o fluxo de filtração renal e diminuir o inchaço decorrente da retenção hídrica, típica do período.


4-Consumir grãos e cereais integrais, que são ricos em triptofano, um aminoácido precursor da serotonina. Esses alimentos são absorvidos pelo organismo de forma lenta, o que evita picos de insulina e ganho repentino de peso.


5-Tomar chás diuréticos como o de cavalinha, dente de leão, hibisco ou cabelo de milho, também para eliminar excessos de líquidos.


6-Comer muitas frutas, especialmente melancia, pêra, laranja, melão e ameixa vermelha.



Como a Homeopatia pode ajudar na TPM?


O médico homeopata, em detalhada consulta, levará em conta quais as modificações de humor e de comportamento apresentadas pela paciente, e quais são os sintomas físicos que surgem nessa época. A partir daí, escolherá uma medicação específica para cada caso, minimizando muito o quadro, até mesmo eliminando a sintomatologia.


Em alguns casos, pode-se prescrever algumas cápsulas manipuladas à base de vitaminas B6 e B12, vitamina E , magnésio e aminoácidos naturais precursores da serotonina.Alguns fitoterápicos pode ser associados, como por exemplo o óleo de prímula, rico em ácido gama linoleico, que reduz eficazmente o sintomas de TPM.


O ômega 3 é outra opção de grande valia no combate ao quadro.


Portanto, com algumas adaptações na dieta, controle do stress, uso da Homeopatia, de algumas vitaminas e fitoterápicos,  a TPM  deixará de ser um problema!



    


Nenhum comentário:

Postar um comentário