domingo, 30 de junho de 2013

A Homeopatia e os Famosos

A Homeopatia já fazia a cabeça de Charles Darwin, que nasceu um ano antes da divulgação do Organon da Arte de Curar - Bíblia de Hahnemann. Muito doente, com uma miríade de sintomas que ele carregou por mais de 40 anos - entre os quais azia e vertigens - Darwin fez uso de todas as formas de medicina conhecidas à época, as oficiais e as alternativas. E há quem diga que só encontrou alivio com Arsenicum álbum e outros princípios homeopáticos.


De qualquer forma, Darwin passou a historia como usuário da Homeopatia. Nessa categoria podem ser enquadradas também seis gerações da atual família real inglesa - do Rei William IV ao príncipe Charles, passando pela Rainha Elizabeth II e sua mãe, também Elizabeth, que morreu aos 101 anos atribuindo sua longevidade à Homeopatia. Aliás, o médico oficial da corte é hoje o Dr. Peter Fisher, um dos maiores homeopatas ingleses e diretor do Hospital Homeopático Real da Inglaterra. A lista de celebridades "homeopáticas" não distingue nobres e plebeus. O bilionário J. D. Rockefeller, o magnata do petróleo que deu origem à saga da família, não tomava nem aspirina - só Homeopatia. Madre Teresa de Calcutá gostava muito da proposta minimalista da Homeopatia, para si e para os desvalidos que atendia. No mundo pop, Tina Turner e David Beckham há anos não entram numa farmácia alopata. O marido de Victoria Beckham (que usa remédios homeopáticos contra os enjôos de suas sucessivas gestações) garante ter reduzido o tempo de recuperação de uma fratura sofrida em 2002 com o auxílio da Homeopatia.



O médico Dana Ullman, uma das maiores autoridades norte-americanas da especialidade, há pouco publicou um livro que fala exatamente sobre essa atração das celebridades pelos glóbulos: em Revolução Homeopática: por que os famosos e heróis culturais escolhem a homeopatia, ele cita 11 presidentes americanos (Lincoln, Tyler, Hayes, Garfield, Arthur, Harrison, Mckinley, Harding, Coolidge, Hoover e Clinton), sete papas, grandes escritores (Mark Twain, Goethe, Dostoeivsky, Charles Dickens, Bernard Shaw e Conan Doyle) e até expoentes da medicina convencional, como Emil Adolph von Behring ("pai de imunologia") e August Bier ("pai da raquianestesia") entre esses adeptos. Relaciona estrelas de cinema, como Grace Kelly, Marlene Dietrich, John Wayne e Michael York, e algumas celebridades da atualidade, como Catherine Zeta-Jones (fã da Arnica desde que a usou para tratar hematomas decorrentes de números de dança na filmagem do musical Chicago), Naomi Watts, Pamela Anderson, Jane Seymour, Priscilla e Lisa Marie Presley, Ashley Judd, Jennifer Aniston, Cindy Crawford, Jade Jagger, Tobey Maguire e Orlando Bloom. Não faltam na lista estrelas do esporte, como Martina Navratilova, Boris Becker e Kelly Slater, e músicos de todas as eras, como Beethoven, Chopin, Schumann, Paul McCartney, George Harrison, Sting, Annie Lennox, Cher, Pete Townsend, Axl Rose, Moby e o trompetista Dizzy Gillespie (autor de uma frase celebre. "Tive duas grandes revelações na minha vida: o Jazz e a Homeopatia"). A lista de Ullman inclui também gênios da magnitude de Vincent van Gogh, Claude Monet, Pierre Renoir, Paul Gauguin e Antoni Gaudi e líderes políticos dos mais variados extratos, como Mahatma Gandhi, Ayub Khan (presidente do Paquistão), Karl Carstens (Alemanha) e o ex-primeiro ministro inglês Tony Blair. Enfim, muitos chefs franceses que sofrem com a manipulação de cebolas e alergias tomam regularmente Allium cepa, derivado da cebola.


HOMEOPATIA POR QUÊ?




No livro, o Dr. Ullman apresenta uma série de razões para a Homeopatia estar na moda há 200 anos. Nos primórdios da nova especialidade, sua própria condição de novidade e a ainda incipiente medicina convencional atraíram para ela intelectuais, artistas e pessoas com acesso a informações acadêmicas, que então circulam pouco. Nos dias de hoje, um dos maiores apelos da Homeopatia é que, se princípios formulados há 200 anos ainda fazem parte da terapêutica humana, apesar dos fabulosos avanços científicos nesses dois séculos, é porque funcionam. Além do mais, há a atração de ser uma especialidade quase "artesanal", feita sob medida para cada paciente - uma característica que se transformou em diferencial competitivo no marketing moderno. Consultas demoradas e detalhadas demonstram o envolvimento real do médico com o paciente e seu tratamento, em contraste com uma medicina cada vez mais fria e impessoal. E mais: a ausência de efeitos colaterais vai ao encontro do ideal de sustentabilidade que começa a perpassar o século 21. Dentro desse espírito, remédios homeopáticos também contam pontos, porque são produzidos a partir de matérias-primas naturais, não sintéticas.


O modo de preparo também é quase artesanal. A segurança biológica dos produtos homeopáticos é praticamente completa - mesmo quando clientes fiéis da Homeopatia passam a ter em casa uma farmacinha básica conta sintomas conhecidos e recorrentes.


Para celebridades, que estão sempre em viagem e não podem parar, isso conta pontos.


Por tudo isso, a Homeopatia é in!


(fonte: extraído da revista Doses Mínimas, BR Editora Marketing - SP, ano 1, nº 2, pg 12-16)

Um comentário:

  1. Adorei Dra. Eliana Mollo eu sou apaixonada pela Homeopatia, que conheci por volta de 1986 quando um médico homeopata me curou de uma amidalite que tinha desde meus 12 anos e nunca mais deixei de usar. Não sou famosa,rsrs...mas muito devo a Homeopatia e continue nos brindando com seus conhecimentos e experiências vividas. Abraços

    ResponderExcluir